sábado, 12 de setembro de 2015

FALTA DE VAGAS EM CRECHES EM CAMBÉ. FATO OU MITO?



VAGAS EM CRECHES!
EM CAMBÉ, FOI PROMETIDO PELA ATUAL ADMINISTRAÇÃO ZERAR A FILA DE ESPERA EM CRECHES, MAS A REALIDADE É OUTRA, MÃES E PAIS PODERÃO FICAR SEM SEUS EMPREGOS POR NÃO TER COM QUEM DEIXAR FILHOS, QUANDO A LICENÇA MATERNO/PATERNO ACABAR...SEGUNDO INFORMAÇÕES ( QUE AINDA PRECISAM SER APURADAS ) O DÉFICIT EM CAMBÉ É DE PELO MENOS 1.400 VAGAS. O QUE FAZER? PROMOTORIA PÚBLICA. ESTAMOS COLHENDO DEPOIMENTOS DE PAIS E MÃES QUE ESTÃO NESTE DILEMA, EM BREVE VAMOS POSTÁ-LOS AQUI, SE A SITUAÇÃO PERSISTIR.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

A CADA CHUVA,SITUAÇÃO DIFÍCIL PARA OS MORADORES DOS JARDINS ALVORADA E SÃO JOSÉ EM CAMBÉ



Em Dezembro/2014 na votação para aprovação do orçamento de 2015 foi aprovado uma Emenda de autoria da vereadora Estela Camata no valor de R$ 500.000,00 para execução de substituição de galerias pluviais muito antiga, desde o Muffato na Roberto Conceição até o Zezão, uma reivindicação antiga dos moradores da região, principalmente do Jardim Alvorada que por anos e anos tiveram suas casas invadidas pela enxurrada.Palavras da própria vereadora "esse foi um compromisso que assumi em período de campanha com os moradores da região. Já tive a confirmação de que o processo de licitação da obra esta para iniciar. Estou acompanhando para que viabilize o mais rápido possível e possamos evitar problemas como o que esta sendo mostrado na foto. " A cada chuva, o desespero dos moradores do Jardim São José e Jardim Alvorada, confiamos no trabalho sério do Poder Público que já sinalizaram que a obra de substituição das galerias Pluviais é apenas uma questão de tempo, enquanto isso, vamos torcer para que tudo corra bem.


Nobre vereadora, esperamos que as obras se iniciem logo, pois , apos cada chuva, conforme mostra a foto de Cleide Mantovani, veja como fica também a VIELA que corta o Jardim Alvorada, fotos da altura da Rua das Embaixadas. A população daquele bairro, precisa urgente desta solução. Há casos em que a água da chuva (enxurrada) já tenha até invadido residencias, levando ao desespero os seus moradores, contamos mais uma vez com o bom trabalho da Câmara Municipal de Cambé juntamente com a Prefeitura; Secretaria de Obras e COMDEC, para sanar este grave problema, não só destes dois bairros e sim de uma população inteira, pois além dos transtornos das enxurradas, o volume de água é tão grande que a preocupação também é a possibilidade de afetar o riacho ou Córrego da Verdade, no fundo de vale, com assoreações.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Prefeitura executa contribuinte em situação precária, sua casa vai ser leiloada!

Prefeitura de Cambé, através de sua Secretaria de Fazenda, executa uma contribuinte viúva que luta contra o desemprego, dificuldades financeiras e doença grave na família, seu pai com câncer ...Fórum vai leiloar no dia 15 de março próximo, a pedido do Fisco Municipal de Cambé, seu teto, sua única casa...vejam:

" Rifa Sinistra "

A Prefeitura de Cambé PR , promoveu uma rifa ( ação entre amigos ) que deixou os "amigos" em maus lençóis, partir do momento em que o Prefeito João Pavinato, através de oficio a Câmara de Vereadores, alegou não ter conhecimento do fato ,nem tão pouco autorizado qualquer pessoa comercializar o "produto" ou algo semelhante.
Ocorre que testemunhas garantem que compraram o "bilhete" dentro dos setores da prefeitura, bilhetes esses que foram oferecidos aos funcionários pelos Chefes de Departamentos, a pedido superior, com o seguinte apelo: Disseram que se não for vendido, não tem devolução, tenho que comprar todos os números, alegou um dos diretores, que preferimos não dizer o nome agora.




Ocorre que a "rifa" ia sortear os prêmios na seguinte ordem: 1º premio uma moto Honda 125 cc zero km,
2º premio um notebook e 3º premio uma tv de LED 32 polegadas, pela loteria federal do dia 31-01-2015.
Cada bilhete com cinco centenas a concorrer aos prêmios.
Ocorre que para surpresa de todos, quem comprou e quem só estava na expectativa dos ganhadores,ninguém soube informar o que aconteceu,e para piorar a situação dos secretários e diretores da Prefeitura de Cambé , o prefeito envia nota pública que desconhecia o fato, isso então seria um mito?



E agora para onde foi todo o dinheiro arrecadado com a tal rifa ??
Rifa Sinistra da prefeitura é um Fato ou um Mito ??

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

O POVO E O SEU PODER


"Estamos preparados para uma greve longa e dura" diz sindicato em Londrina.

O primeiro dia do ano letivo de 2015 nas escolas estaduais de Londrina foi marcado pelo início da greve geral dos professores paranaenses, aprovada no último sábado (7) em assembleia realizada em Guarapuava com a presença 6 mil pessoas. Segundo a APP Sindicato, a adesão da categoria é 100% e poucas escolas em Londrina permanecem abertas na manhã desta segunda-feira (9). 

"Se alguma escola está atendendo ainda é para explicar aos professores e alunos os motivos da paralisação. Estamos preparados para um greve geral longa e dura", afirmou o presidente da APP Sindicato em Londrina, Márcio André Ribeiro. 


Na avaliação dele, a adesão é maior do que na última paralisação, ocorrida no ano passado, devido a insatisfação dos professores com o "pacotaço" enviado pelo governador Beto Richa (PSDB) à Assembleia Legislativa. 

Segundo Ribeiro, a medida extingue as progressões na carreira dos professores e deve afetar, diretamente, a qualidade do ensino. "O pacotaço é o motivo do início da greve e o fim da paralisação está ligado a isso. Nesta segunda-feira, pelo menos 200 professores de Londrina devem viajar até Curitiba para acompanhar a discussão das medidas mais perto dos deputados", informou. 

O presidente do sindicato também disse que os professores receberam o apoio de pais e alunos no primeiro dia de greve. "Quando o professor explica que a carreira do profissional é importante para a qualidade do ensino e da escola, os pais e alunos apoiam a paralisação", argumentou. 

Ele ainda rebateu as criticas sobre os benefícios recebidos pelos professores ao longo da carreira e disse que as gratificações são fundamentais. "São estímulos para atualização e estudo dos profissionais, que resulta em qualidade dentro da sala de aula", afirmou.


Fonte: Bonde.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Jovem fica gravemente ferido em acidente automobilístico na Vila Mesquita em Cambé: Rua Equador com Rua Curitiba.


OURO NO LIXO!

A história deste homem, Cássio, é resumida em um simples bate papo, embora ele diga que mora em Arapongas- Paraná, na verdade ele deixa seus quatro filhos menores em casa de parentes e sai com a esposa, caminhando em direção a Cambé, coletando muitas coisas  que as pessoas descartam e que muitas vezes causam transtornos ao meio ambiente. Na chegada em Cambé, já bem a tarde, ele vende o que "garimpou" e com a esposa, dormem ao relento. No dia seguinte, fazem a viagem ao contrário, saem de Cambé em direção a Arapongas e assim cotidianamente. Será que ele e sua família não merecem uma chance de exercerem sua cidadania? Algo simples que inclusive é garantido pela Constituição Federal a todo cidadão. Vejam o seu video...http://youtu.be/p7rfZRo0rck

Município de Cambé : Sua história

A história anterior ao período de colonização
As terras onde está localizado o atual município de Cambé eram compreendidas por uma imensa floresta e nestas terras viveram diversos povos indígenas a base de caça, pesca, coleta de frutas, plantas e raízes e de uma agricultura rudimentar. Eram livres, donos da terra e viviam com muita abundância, apesar das técnicas aparentemente simples que utilizavam.
A presença dos povos indígenas que habitavam toda a região é marcada por registros de viajantes, por documentos oficiais do estado e também por objetos arqueológicos encontrados em toda região.
Em 1990 estudantes da zona rural de Cambé, incentivados por uma campanha do Museu Histórico encontraram fragmentos, recipientes de cerâmica e peças líticas (de pedra) pertencentes às civilizações indígenas que viveram na região centenas de anos antes da colonização.
Esses grupos indígenas que habitavam a nossa região foram ao longo do tempo conquistados e aldeados em áreas delimitadas pelo Estado. Porém, deve-se entender essa conquista como um ato brutal, com práticas de perseguição, escravidão e guerras.
Nova Dantzig - Colonização a partir da Companhia de Terras

Em 1925, a Companhia de Terras Norte do Paraná adquiriu uma área de 515 mil alqueires de matas nativas, equivalentes a 14% do total do Estado, de solo fértil e pronta para ser colonizada. Somaram-se à essas vantagens o incentivo à imigração e a difícil situação econômica do Ocidente, que criaram condições necessárias para ocorrência de uma corrente migratória para a América.
As primeiras 10 famílias que chegaram à futura cidade de Cambé por intermédio da Cia. de Terras eram oriundas da cidade livre de Danzig e chegaram à futura colônia em janeiro de 1932. O nome Nova Dantzig foi escolhido pela Companhia de Terras, que previu para nossa região a vinda de um grande número de pessoas de Danzig. Por causa do clima mais quente a qual não estavam acostumados e devido à flora e fauna estarem intocadas, enfrentaram muitas dificuldades para iniciar a colonização. Mas, atraídos pela fertilidade das terras, vieram em seguida japoneses, italianos, eslovacos, portugueses, alemães, espanhóis, libaneses, além de paulistas (do interior, por sua vez já fruto da imigração européia) e nordestinos.
Café, algodão, cereais, extração de madeiras e criação faziam parte da cultura diversificada que existiam na região na época da colonização. Nova Dantzig não fugia disso, pois o sistema de pequenas e médias propriedades rurais estimulava a atividade econômica voltada para a terra.
Ao mesmo tempo, o núcleo urbano passou a crescer, tornando-se centro de abastecimento e prestação de serviços para a população. A sociedade urbana era formada por pequenos e médios comerciantes, além de alfaiates, barbeiros, sapateiros, pedreiros, carpinteiros, marceneiros, caixeiros de lojas de armazéns, farmácias e operários. Surgem em seguida os profissionais liberais, funcionários públicos municipais e estaduais (estes como resultado da elevação do patrimônio a distrito e depois a Município respectivamente em 1937 e 1947)
Em 9 de outubro de 1937 o então Patrimônio de Nova Dantzig é elevado a categoria de distrito judiciário, através da Lei nº 191, de 9 de outubro de 1937.
Já na década de 40, o advento da Segunda Guerra Mundial fez com que o governo do estado obrigasse as cidades e as colônias de nomes relacionados com os países inimigos a trocarem de denominação. Nova Dantzig passou a se chamar Cambé, nome de um Ribeirão que banha o Município.
Após a redemocratização do país em 1945, começou em Cambé um movimento emancipacionista, encabeçado pelo Professor Jacídio Correia e pelo Médico Dr. José dos Santos Rocha. Atendendo ao apelo da população e tendo em vista o crescimento promissor de Cambé, o Governador Moysés Lupion assina a Lei nº 2, de 10 de outubro de 1947, elevando o Distrito a Categoria de Município. A instalação do município ocorreu no dia 11 de outubro de 1947 e Eustachio Sellmann foi nomeado o prefeito provisório. Com a elevação a Município era necessário que se escolhesse o primeiro prefeito e vereadores que representassem a vontade popular. No dia 16 de novembro de 1947, os cidadãos de Cambé elegeram o Professor Jacídio Correia primeiro Prefeito de Cambé.
O topônimo Cambé origina-se da língua tupi (Caá siginifica mata, árvore e mbê, raízes aéreas). A Enciclopédia dos Municípios do IBGE traduz a denominação para "Passo do veado", de origem Tupi, porque, segundo consta, "...aquela região era abundante em caça, daí derivando o nome de Cambé".